
Visita de Estudo à Islândia no âmbito do Programa Cidadania Ativa
Fruto do trabalho que tem vindo a desenvolver na promoção da Igualdade de Género, a Questão de Igualdade foi selecionada pelo Programa Cidadania ativa para participar numa visita de estudo para contactos bilaterais com entidades islandesas, sedeadas em Reykjavík, subordinado ao tema da Igualdade de Género e Violência de Género.
Para além da Questão de Igualdade também participaram nesta visita a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima – APAV, a UMAR – União de Mulheres Alternativa Resposta, a AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência, a COOPERACTIVA – Cooperativa de Desenvolvimento Social, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e a Associação Fernão Mendes Pinto.
A visita iniciou com uma reunião no Icelandic Human Rights Centre, onde ficámos a conhecer o trabalho desenvolvido por esta organização, bem como a situação da Islândia em matéria de Igualdade de Género.
Durante esta visita reunimos também com a Comissária da Policia de Reykjavík, que nos apresentou o Programa Contra a Violência Doméstica que estão a operacionalizar e os excelentes resultados que têm obtido, sobretudo na rapidez da resposta e apoio às vítimas de violência doméstica.
No segundo dia da visita foi-nos apresentada a dinâmica de funcionamento de uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica.
A visita terminou com uma reunião na organização Stígamót, um centro de aconselhamento e informação para vítimas de violência sexual.
Foi uma iniciativa bastante proveitosa ao nível da troca de experiências e do estabelecimento de futuras parcerias.